Social
Pão e circo de qualidade
Quem aqui nunca foi a um evento pelos comes e bebes que atire a primeira pedra! Ok, você pode não ter ido pela comida ou não irá assumir, mas com certeza já foi para reencontrar amigos. Eu já fui e com certeza irei mais vezes.
Todos sabem que existe uma infinidade de eventos. Eventos bons, ruins e alguns que nem merecem ser citados. Mas não cabe a minha pessoa pontuá-los – até cabe, mas não farei isso. Para um evento gratuito consideramos uma quebra de aproximadamente 40%. Se a pessoa não pagou, ela não se vê na obrigação de ir e sendo assim, esquece ou desencana. É uma realidade. E também é uma realidade que eventos não pagos são “menos” julgados que os pagos. Afinal, se pagamos é porque acreditamos naquilo e esperamos qualidade. De todo modo, isso não isenta um evento gratuito de ser excelente. Temos muitos assim, gratuitos, mas posso contar nos dedos os de qualidade.
Então, o que seria um bom evento? Um evento no qual você assista todas às palestras com sede por tudo que está sendo falado? De fato, não. Não da para agradar todo mundo. Sempre tem aquela palestra daquele cara que já foi em todos os lugares e ninguém aguenta mais, porém quando esse mesmo cara vem com algo novo, surpreende! Podemos dizer que em um evento você aprende e leva para casa aquela pulga atrás da orelha. Sai de cada palestra com vontade de se mexer, criar algo novo, de juntar quem estava naquele auditório e fazer um brainstorm com cada participante. Até a vontade de pedir demissão e abrir uma pousada na Bahia é válida. O que não acho válido é ir para um evento, não absorver conteúdo algum e mal lembrar o que aconteceu – apenas lembrar que a cerveja estava gelada (e as vezes nem isso). Se for para acontecer isso, melhor ir a um show de comédia que a satisfação é garantida! (até posso indicar alguns muito bons!)
O pão e circo começa um dia antes do evento e termina no HH pós-evento, mas dependendo do que acontecer ainda rola muito circo no Twitter após esses eventos. Nada contra e tudo a favor. Sou totalmente a favor da socialização pré, durante e após qualquer evento que seja. Sempre apoiei e sempre vou apoiar. Afinal, dar risada e relaxar com os amigos é sempre bom.
Além disso, todo network é válido (alguns necessários). Já conheci pessoas incríveis na mesa de bar, mas a validade disso acaba quando o foco do evento está aí e não no conteúdo (não estamos falando de oktoberfest, ok?). O pão e circo em eventos é válido? Claro! Um evento para ser bom não precisa ser chato. Pode ser descontraído e deixar o público extasiado. A meu ver, é o mínimo que buscamos ao realizar um evento. Queremos atender necessidades do público e o foco mesmo é a troca entre plateia e palestrante. Todo o resto da perfumaria independe, pois cada evento exige certo tipo de trato. Se você está realizando algo que envolve internet, social media e afins, você vai sim pensar no wifi. Mas se você está fazendo uma feira para tratores rurais, dificilmente isso será diferencial e determinante.
Então, o que você prefere: um público interessado, engajado, ou um público que vai e fica do lado de fora dos auditórios apenas socializando?
-
Anônimo
-
Ana Victorazzi
-
Luciana Maryllac
-
http://twitter.com/jpbraconi João Pedro Braconi